top of page

Nossa História

Em 2000 um grupo de amigos formulou a ideia de começar um clube de veículos VW em Goiânia, já que faziam reuniões todo sábado na Auto Capas Coimbra empresa do Sr. Ronaldo Fonseca, que é um dos maiores conhecedores de VW na região e trabalha com restauração de antigos. Assim Joberson, Anderson, Ronaldo e Ernane se reuniam e compartilhavam da mesma ideia, passando a se encontrar em praças de Goiânia, juntamente com o Sr. Eliseu. Em 2001 buscando mais contatos, foi feita a nossa logomarca, utilizando o contorno do Brasão de Wolfsburg, a palavra Volks escrita como nos primeiros emblemas nacionais, e o símbolo da Volkswagen de 1946,  pós-guerra. Depois foi pedido a um artista do Rio de Janeiro que fizesse o nosso desenho símbolo, com um Fusca, um Karman Ghia e uma Kombi ao fundo o monumento das três raças e a estação ferroviária de Goiânia. O nome oficial era Volkswagen Clube de Goiás.

 

Em 2002,  foi planejada uma grande carreata pelas ruas de Goiânia com a ajuda do amigo Carlos Alberto Jr (Jr Jiló), que começava a restaurar VW´s,  foi chamado a conseguir mais carros com os mecânicos Branco e Chiclete, grandes entusiastas da VW. A carreata foi um sucesso com 75 veículos, saindo da Auto Capas Coimbra e chegando ao Posto BR (hoje Posto Flamboyant), foram  mais 4 encontros no local mas sem grande participação. Com o projeto parado por falta de parceiros entramos na internet em 2003 com o Fórum Fusca Floripa (Hoje Fórum Fusca Brasil) e fomos o 4º Clube a ingressar nesse espaço.


































 

Em agosto de 2005 foi instituído o Encontro Interclubes, (CVAGO, União V8, Opalagyn, Puma Clube e Volkswagen Clube de Goiás) participaram:  Joberson, Ernane, Anderson, Ronaldo, Wellington e Kildare, no início na praça cívica, depois passando ao Cepal do Setor Sul, mas o clube ainda era somente uma ideia sem grandes objetivos. Com o projeto parado,  tínhamos participação apenas via internet e no Interclubes.




























 

​Ocorreu então o passo decisivo para a criação oficial do Volks Clube de Goiás, em dezembro de 2006, conheceram-se via Forum Fusca Brasil na internet Daniel Larroque, apaixonado por VW ainda morando em Mato Grosso, Fernando Bastos, apaixonado em fuscas e Vinícius Mamede que já era muito conhecido no meio dos VW em Goiás e grande conhecedor na área do antigomobilismo em Goiânia. Esses então tornaram-se amigos e marcaram de se encontrar nos Interclubes de final de ano. Viram então a possibilidade concreta de fundar um clube, já que conseguiram a liberação do local de encontros (Posto T-13) e o passo seguinte era reunir os outros participantes do fórum na internet.


Então Vinicius Mamede, através do fórum marcou uma reunião no Posto T-13 no dia 05 de março de 2007, estando presentes os sócios fundadores, Joberson Silvestre, Daniel Larroque, Anderson Canto, Vinicius Mamede, Fernando Bastos, Ernane de Castro e Ronaldo Fonseca, onde foi apresentada a logomarca, desenho oficial, estatuto, modelo de camisas e projeto da associação. Foi feita uma votação para escolha de cargos e mudado o nome para Volks Clube de Goiás, tendo a primeira reunião semanal marcada para a sexta seguinte, dia 09 de março de 2007.





































O início foi muito difícil, pois não tínhamos experiência em como criar, organizar e gerenciar um clube antigomobilista. Porém não faltaram muita disposição, boa vontade e perseverança.



Fizemos um bom volume de convites, que nada mais eram que um pequeno texto chamando os proprietários de Fuscas e derivados a nos encontrar em um determinado posto em um determinado local, enfeitado com duas imagens de Fuscas, mas com visual bem "limpo", combinando com a proposta de simplicidade do besouro. Imprimimos uma via desse convite, tiramos diversas cópias, de maneira que cada um dos 7 fundadores andasse com esses convites dentro do carro no dia-a-dia. Ao encontrar um amigo ou conhecido proprietário ou admirador de Fuscas e derivados, entregavam um convite, ou ainda, ao avistarmos um Fusca ou derivado na rua, colocávamos o convite no limpador de para-brisas. Foram várias formas, Fuscas estacionados, parados no sinaleiro, em oficinas, etc, sempre apresentando o convite simples mas realmente de coração.



E hoje somos uma grande associação, onde existem grupos convergentes e divergentes de ideias, mas com muito trabalho e dedicação, pois uma associação deste vulto é complexa e bem diferente de um simples grupo de amigos, lutamos para que todos estejam dentro da mesma família, a família Volks Clube de Goiás.

Carreata de 2002

1º Encontro Interclubes, Praça Cívica, agosto de 2005

Reunião de fundação do Volks Clube de Goiás 05 de março de 2007, Anderson, Ronaldo, Vinícius, Daniel, Joberson e Fernando

bottom of page